Como amigos e familiares podem ajudar na recuperação do dependente químico?

A luta contra a dependência química não é simples e a atitude de amigos e familiares diante do problema pode tornar tudo mais fácil ou infinitamente mais complicado. Por isso, é muito importante que aqueles que convivem com alguém que sofre com o vício saibam como agir nessa situação.

Confira agora algumas dicas para lidar com o problema.

  • Busque o caminho do diálogo

Não é fácil dialogar com uma pessoa que, muitas vezes, envergonha a família com suas atitudes, não tendo hora para chegar ou sair, trazendo para casa “amigos” inconvenientes, retornando ao lar nitidamente sob o efeito de drogas ou, em casos mais graves, até furtando objetos de casa para usar tais substâncias.

Mas saiba que usar a agressividade com alguém que está sob efeito de drogas pode ter consequências imprevisíveis. Por isso, opte pelo diálogo e sempre quando a pessoa estiver sóbria. É possível conversar, sendo, ao mesmo tempo, firme e amoroso.

  • Não alimente o vício da pessoa

A convivência com alguém nesta situação não é fácil. Quando alguém está em abstinência, pode ter um comportamento imprevisível, que varia desde implorar por dinheiro até ser agressiva.

Saiba que em hipótese alguma você deve alimentar o vício, dando dinheiro ao seu familiar para que ele faça uso de drogas. Lembre-se do que falamos acima: seja amoroso, mas firme.

  • Procure ajuda

Já ouviu falar em codependência? É quando você abre mão da sua vida na tentativa de salvar uma pessoa que se envolve cada dia mais com a dependência química. Desenvolver o problema é mais comum do que se imagina, em especial no caso de pais e cônjuges.

Não espere chegar a este ponto para procurar atendimento especializado não apenas para o seu familiar, mas também para você! A dependência destroça famílias, então é importante manter a sua unida à espera do dia em que seu ente querido poderá contar com ela em um recomeço.

  • Encare a situação

Não adianta ficar esperando as coisas melhorarem de forma espontânea porque infelizmente, na maioria das vezes, isso não acontece. Se você vê que seu ente querido não percebe que está doente e começa a colocar em risco não apenas a sua vida, mas também a de toda a família, é hora de encarar os fatos e tomar uma decisão.

Optar por uma internação involuntária é algo que nenhuma família quer fazer, mas essa é a saída que resta a muitas delas, dando à pessoa a chance de livre das drogas por algum tempo, refletir sobre sua vida, suas escolhas e os caminhos que a levaram ao vício. 

Na Clínica Vilela, nossos profissionais não apenas são especializados em dar toda assistência ao paciente, mas também à família dele que, muitas vezes, chega ferida, desunida e em frangalhos em função da dependência. Venha conversar conosco!

Conheça também as cidades onde atendemos:

Conheça também nossos tratamentos:

Conheça todos os tratamentos e clinicas de recuperação em nosso site: clinicasvillela.com.br

Compartilhe essa informação

Cidades Atendidas

Atendimento 24h

Não deixe para a última hora. Entre em contato agora mesmo e ficaremos felizes em esclarecer suas dúvidas.