Tratamento Dependência Química

Confira tudo sobre nossos tratamentos nesta página

Tratamento Dependência Química

O tratamento dependência química geralmente envolve diferentes abordagens, adaptadas às necessidades de cada paciente.

Mas uma coisa é certa:com o tratamento adequado, é possível vencer essa batalha e ter novamente o controle da vida.

O que é dependência química

A dependência química é uma condição caracterizada pela necessidade compulsiva de usar substâncias químicas, como drogas, álcool ou medicamentos, apesar das consequências negativas que podem surgir a partir desse uso.

Segundo a OMS, a dependência química é considerada uma doença crônica, progressiva e que pode ter consequências graves para a saúde física, mental e social do indivíduo.

As causas da dependência química são complexas e multifatoriais, envolvendo fatores genéticos, biológicos, psicológicos e sociais.

O tratamento dependência química em uma clínica especializada geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar, com a combinação de terapias comportamentais, medicamentos e suporte social.

O principal objetivo do tratamento oferecido em uma clínica de recuperação é ajudar o indivíduo a alcançar a sobriedade, controlar os sintomas da dependência e melhorar sua qualidade de vida.

Conheça os sintomas da dependência

Os sintomas causados pelo uso abusivo de substâncias variam de pessoa para pessoa, envolvendo sintomas físicos, psicológicos, comportamentais…

Além de ter reflexo direto na saúde física, como insônias, falta de apetite e tremores, a dependência afeta o funcionamento do cérebro.

Por sua vez, isso impacta na capacidade de julgamento do usuário, o que tem reflexo nas suas atitudes e comportamentos, daí a necessidade de tratamento dependência química especializado.

Vale mencionar também o afastamento da família, muitas vezes mentindo sobre o que estão fazendo, seus amigos ou sobre onde estão indo.

Um outro efeito negativo da dependência é a baixa produtividade na escola ou trabalho e deixar de fazer as coisas que antes proporcionavam prazer.

Confira, a seguir, outros sinais que mostram que uma pessoa está dependente de drogas:

• Tolerância: a necessidade de usar quantidades cada vez maiores de drogas para obter o mesmo efeito;
  • Abstinência: experiência de sintomas físicos e emocionais desconfortáveis quando tenta interromper o uso de drogas;
  • Incapacidade de interromper o uso de drogas: tentativas fracassadas de parar de usar drogas, apesar do desejo de fazê-lo;
  • Perda de interesse em atividades anteriores: perda de interesse em atividades que antes eram importantes, como hobbies, relacionamentos, trabalho ou estudos;
  • Mudanças de comportamento: comportamentos incomuns, como mentir, roubar, se isolar socialmente, negligenciar a higiene pessoal, demonstrar agressividade ou hostilidade;
  • Priorização das drogas: priorizar o uso de drogas em detrimento de outras necessidades, como comer, dormir ou tomar banho;
  • Problemas financeiros: gastar dinheiro em drogas, mesmo que isso signifique sacrificar outras necessidades financeiras;
  • Mudanças físicas: mudanças físicas notáveis, como perda de peso, olhos vermelhos, pele pálida ou manchas na pele.

Portanto, se você notar alguns desses sinais em um familiar ou amigo, é importante conversar com ele e mostrar a importância de buscar tratamento dependência química.

Apesar da força de vontade ser essencial, não é suficiente para se livrar das drogas!

Importância de buscar tratamento dependência química

A falta de informação faz com que as pessoas demorem a buscar ajuda profissional e tratamento dependência química, em especial em uma clínica para dependentes químicos.

Portanto, buscar ajuda profissional para tratar a dependência química é extremamente importante, pois é uma doença complexa e progressiva que pode ter consequências graves para a saúde e bem-estar do indivíduo.

Profissionais capacitados, como psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas, possuem conhecimentos específicos sobre a natureza da dependência química e estão aptos a fornecer tratamentos eficazes para ajudar o indivíduo a superar essa condição.

Além disso, os tratamentos dependência química são adaptados a cada condição, ajudando o indivíduo a identificar e lidar com os fatores que contribuem para o desenvolvimento da dependência.

Outra vantagem de buscar um tratamento em uma instituição especializada é que os profissionais de saúde podem oferecer suporte emocional e social para o indivíduo e sua família durante o processo de tratamento.

Por sua vez, o tratamento dependência química é crucial para ajudar os pacientes a permanecerem motivados e comprometidos com a recuperação a longo prazo.

Entenda o que é desintoxicação

O processo de desintoxicação é uma etapa importante do tratamento dependência química, de forma que a remoção das substâncias do corpo ocorra em total segurança.

A desintoxicação de drogas é um processo crucial para pessoas que estão lutando contra a dependência química.

No entanto, é importante que a desintoxicação seja supervisionada por profissionais qualificados, como médicos e terapeutas, para garantir a segurança e eficácia do processo.

A supervisão profissional é importante porque a desintoxicação pode ser um processo difícil e potencialmente perigoso.

A retirada abrupta da droga do sistema do usuário pode causar sintomas de abstinência que podem ser graves e até mesmo fatais em alguns casos.

Além disso, pessoas em processo de desintoxicação podem apresentar sintomas de ansiedade, depressão, insônia, alucinações e outros problemas de saúde mental.

Profissionais treinados em desintoxicação de drogas e especializados em tratamento dependência química podem monitorar e gerenciar esses sintomas de abstinência, além de fornecer terapia e aconselhamento para ajudar o paciente a lidar com as questões subjacentes que contribuíram para o vício.

A supervisão também pode garantir que o processo de desintoxicação seja realizado de maneira segura e eficaz, com o uso de medicamentos e outros tratamentos adequados.

Na clínica de recuperação para dependentes químicos, estão disponíveis diversos programas para o tratamento para dependência química, sejam eles de curta, média ou longa duração.

Abordagem terapêutica

Várias abordagens terapêuticas são adotadas ao longo do tratamento de dependência química, podendo ser usadas juntas ou em separado.

Terapia individual, terapia em grupo, terapia cognitivo-comportamental são apenas algumas delas, todas visando que o paciente supere sua dependência da maneira mais sustentável possível.

Embora a dependência física seja mais fácil de lidar, a dependência psicológica requer uma atenção especial por parte dos profissionais da clínica de dependência química.

Simplesmente porque a pessoa não consegue viver sem a substância, e até mesmo pensar que sua vida só tem sentido quando ela está sob o efeito da droga.

Além das terapias, o aconselhamento também faz parte do tratamento dependência química, tendo o papel de educar os pacientes acerca de todos os malefícios do seu vício.

Esse aconselhamento pode ser individual ou em grupo, permitindo ao paciente aprender estratégias de como lidar com o estresse e ansiedade decorrentes da falta da substância.

Ao longo de toda a sua permanência na clínica de recuperação, o paciente será munido de ferramentas para saber identificar os gatilhos e assim, evitar possíveis recaídas.

Por que somos referência no tratamento dependência química e transtornos associados?

Antes de mais nada, em razão da dependencia química tratamento diferenciado que o paciente recebe na nossa clínica, isso se traduz por um número cada vez maior de pacientes recuperados.

Além disso, proporcionamos aos nossos pacientes os seguintes diferenciais:

• Equipe multidisciplinar e experiente em dependência química;
  • Ambiente acolhedor e seguro;
  • Acompanhamento e suporte 24 horas;
  • Infraestrutura completa.

E mais importante, o tratamento dependência química é elaborado em função de uma série de fatores.

A gravidade da dependência, as condições clínicas e mentais do paciente, se há a presença de transtorno mental, entre outros.

Ou seja, o tratamento da dependência química é individualizado, o que tem efeitos positivos no processo de recuperação.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre tratamento dependência química?

Fale com nosso terapeuta de plantão!