Índice
ToggleParar de usar drogas é o desejo de muitas pessoas que chegam a dependência química.
Com o tempo o dependente consegue perceber como sua saúde, seu psicológico e todas as esferas da sua vida mudaram (para pior) e nesse momento cogita procurar ajuda.
A internação ainda é vista como algo ruim, o medo, a insegurança e a percepção errada sobre essa intervenção fazem com que muitos dependentes queiram outras alternativas para se livrar do vício.
Mas será que isso é possível? parar de usar drogas sozinho sem ajuda profissional é uma realidade?
Confira sobre o tema em nosso artigo de hoje.
É preciso entender todo o contexto que levou o desenvolvimento da dependência química
Quando falamos da dependência química não estamos somente visando o vício, mas como ele começou.
Leia também:
Algumas pessoas começam por fatores sociais, amigos que apresentaram esse novo mundo.
Outras pessoas abusam da substância por conta de um problema emocional prévio e encontraram um conforto, mesmo que temporário.
Os motivos que levaram devem ser trabalhados para que parar de usar drogas seja possível.
Além disso, o ambiente é outro fator determinante, o dependente não consegue se ver livre porque encontra os mesmos amigos, passa na mesma rua ou até mesmo na família existe a facilidade de conseguir as substâncias.
O consumo de drogas pode trazer problemas físicos e psicológicos, novas doenças começam a fazer parte da vida do indivíduo e pela falta de conhecimento ele nem percebe.
Contudo, os profissionais preparados já conseguem ter outro olhar para um quadro de dependência, por exemplo.
As recaídas
Lidar com as recaídas é importante no processo de parar de usar drogas, por isso sempre que falamos sobre tratamentos, estamos falando de algo que não pode ser ignorado.
O tratamento tem como objetivo fazer com que o indivíduo possa voltar a sua rotina normal, mas adaptado as medicações e as mudanças que ocorreram durante o tratamento.
Quem ainda tem receio ou medo de internação pode ficar despreocupado, o objetivo não é fazer com quem o indivíduo fique para sempre no hospital e dependente de uma equipe.
Pelo contrário, o caso é considerado um sucesso quando a rotina de trabalho e lazer volta a fazer parte, sem a presença da droga.
Só que não podemos negar, a dependência química é uma doença e como toda doença, precisa de um acompanhamento constante para evitar as recaídas.
Como tratar o vício envolvem diversos detalhes, mais de um profissional está presente no tratamento.
Os desafios na caminhada
Parar de usar drogas não é fácil, o apoio de familiares e amigos são fundamentais, pois além de todas as questões já citadas existe o preconceito.
O julgamento errado, a falta de credibilidade por falta de algumas pessoas, os comentários desnecessários, tudo isso vem para dificultar ainda mais a caminhada.
Por isso é tão importante contar com profissionais que possam preparar o dependente para tudo que ele vai enfrentar no mundo lá fora.
Parar de usar drogas é possível sem internação?
Chegamos finalmente à pergunta que esse artigo se propõe a responder e mesmo não tendo uma resposta padrão, visto que cada caso é único, podemos dizer que é muito difícil conseguir sem ajuda especializada.
Tratar do vício envolve diversos aspectos e como tentamos trazer em todo nosso texto, nunca é fácil, contudo, com uma boa rede de apoio e com ajuda especializada é mais leve e quem sabe até menos doloroso.
As clínicas Villela são referência quando o assunto é dependência química, com uma equipe preparada para todos os desafios e com um olhar multidisciplinar para o paciente.
Clicando aqui, você tem acesso ao site e conhece mais sobre o trabalho e sobre os profissionais que por aqui atuam.
Lembre – se, o tratamento deve começar o mais rápido possível.