Como saber se uma pessoa é dependente de drogas?

Não é incomum que o comportamento de uma pessoa mude depois que ela começa a usar drogas. As pessoas mais próximas geralmente percebem isso, mas têm dificuldade para ter certeza de que as mudanças se devem realmente à utilização de substâncias químicas.

O post de hoje foi criado exatamente para responder a esta pergunta: como saber se uma pessoa é dependente de drogas? Não deixe de ler!

Confira 5 sinais de que seu ente querido pode estar usando drogas

Veja 5 sinais que podem ajudar você a saber se uma pessoa tem feito uso de substâncias químicas:

  • Observe as companhias

Quando uma pessoa se torna dependente química, ela tende a passar cada vez menos tempo com a família, direcionando todas as oportunidades que tem para usar drogas. Assim, os amigos que ela tinha antes se tornam desinteressantes porque já não há mais tantos gostos em comum.

Portanto, se seu ente querido tem novas companhias, pessoas que você nunca tinha visto antes e com as quais por alguma razão não simpatiza, este é um motivo para ficar ainda mais atento.

  • Fique de olho no rendimento escolar/no trabalho

Ao se envolver com as drogas, a vida estudantil e profissional do dependente é seriamente afetada. As crises de abstinência incluem sintomas como dificuldade de concentração e ansiedade, o que torna quase impossível ter bom rendimento no trabalho e nos estudos.

E se, por outro lado, com o objetivo de minimizar as crises, a pessoa usa as substâncias químicas, ela vai estudar ou desempenhar suas funções sob efeito de drogas, assumindo o risco de causar acidentes no ambiente laboral, por exemplo, além de trazer danos irreparáveis para a sua vida estudantil.

  • Note mudanças no sono ou no apetite

O uso de substâncias químicas provoca alterações no organismo da pessoa. Por isso, é comum que o apetite, por exemplo, aumente demais ou diminua muito, assim como a rotina de sono também é afetada. Não é raro o indivíduo passar a trocar o dia pela noite ou ter insônia, por exemplo.

  • Passe a observar a aparência da pessoa

Muitas drogas, além de deixar um odor característico no indivíduo e em suas roupas, também mostram sinais na aparência dele: olhos vermelhos, nariz irritado ou com sangramento, marcas de agulha nos braços e hematomas são alguns deles.

  • Desconfie de objetos estranhos

Se você perceber canudos, garrafas vazias, cachimbos e outros objetos típicos de quem faz uso de drogas, este é um forte sinal de que a pessoa vem consumindo este tipo de substância.

Se você percebe a existência desses sinais, o ideal é buscar ajuda antes de confrontar seu ente querido. Muitas vezes, quando confrontados, especialmente se estiverem sob efeito de substâncias químicas, os dependentes se tornam agressivos.

Na Clínica Villela, você encontra profissionais com quem pode conversar e obter orientações sobre como iniciar um diálogo com seu ente querido. Venha conhecer nossa equipe!

Conheça também as cidades onde atendemos:

Conheça também nossos tratamentos:

Conheça todos os tratamentos e clinicas de recuperação em nosso site: clinicasvillela.com.br

Compartilhe essa informação

Cidades Atendidas

Atendimento 24h

Não deixe para a última hora. Entre em contato agora mesmo e ficaremos felizes em esclarecer suas dúvidas.