Índice
ToggleQuando uma pessoa se envolve com as drogas e se torna dependente química, é muito difícil para ela se afastar do vício. Na verdade, o indivíduo sente continuamente o desejo de usar estas substâncias e pode em algum momento sofrer uma overdose delas. Para saber mais sobre isso, continue lendo!
O que é a overdose?
A overdose se caracteriza pelo uso em excesso de uma determinada substância, que pode ou não ser a droga.
De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), o uso de drogas mata cerca de 200 mil usuários todos os anos. E, quando isso acontece, em muitos casos, não há sintomas.
Quando a droga é administrada ou ingerida, a substância química presente se decompõe no organismo e é metabolizada. Em caso de consumo excessivo, o organismo fica sobrecarregado e não dá conta de processar as substâncias, as quais chegam a partes sensíveis do corpo, podendo causar muitos danos.
Sintomas da overdose e o que fazer
Durante uma overdose, o usuário pode apresentar problemas respiratórios, perda de consciência e alguns outros sintomas que variam em função de diversos fatores, entre eles a quantidade de drogas e os tipos de substâncias.
O ideal é que assim que perceber que alguém possa estar tendo uma overdose, você busque ajuda médica o quanto antes. É fundamental evitar oferecer qualquer medicamento para combater os sintomas, assim como forçar vômitos ou evacuação. O tratamento precisa ser adequado a cada tipo de situação para promover a recuperação do usuário e assim salvar sua vida.
Leia também:
Como encontrar ajuda?
Uma overdose evidencia que a pessoa precisa urgentemente de ajuda, pois, quando chega a este ponto ela claramente não conseguirá se afastar das drogas sem o apoio de profissionais especializados em dependência química.
Nesse sentido, internar-se em uma clínica de recuperação é essencial, pois é preciso passar um tempo em desintoxicação para que o organismo elimine esses compostos.
Sendo assim, o primeiro passo é reconhecer a existência do problema e buscar ajuda. Depois disso, o caminho é longo e exige paciência, muita conversa e força de vontade para recuperar a vida e as relações perdidas, começando assim uma nova história.
A Clínica Villela, há anos ajuda dependentes químicos, oferecendo-lhes tratamentos adequados com profissionais especializados em uma estrutura que favorece a recuperação dessas pessoas.
Se tiver dúvidas sobre o tratamento ou como ajudar um dependente químico, entre em contato conosco! Nossa equipe está pronta a ajudar!