Índice
ToggleAs drogas, ainda que sejam utilizadas em pequenas quantidades, podem gerar efeitos muito fortes sobre o funcionamento do organismo, no sistema nervoso. Essas substâncias químicas, uma vez utilizadas, seguem as vias respiratórias e são transportadas pela corrente sanguínea, chegando ao cérebro e causando uma sensação de prazer intenso no indivíduo.
Com o tempo, conforme a dependência se instala, a pessoa não consegue mais ficar muito tempo sem usar entorpecentes porque o próprio organismo dá sinais de que necessita deles para permanecer em equilíbrio. A este conjunto de sinais/sintomas, damos o nome de crise de abstinência.
Quer saber quanto tempo dura uma crise? Siga lendo!
O que é a abstinência de drogas?
A palavra abstinência significa o ato de abster-se, de parar de usar algo. Quando falamos sobre abstinência de drogas, ela nada mais é do que o ato de deixar de usar substâncias químicas.
Essa atitude gera no dependente químico os sintomas que podem ser de ordem física e/ou psicológica e variam de pessoa para pessoa. Geralmente, a Síndrome de Abstinência está ligada ao álcool, às drogas ou a nicotina, porém essas não são as únicas coisas que podem causar dependência.
Fazer compras, jogar e usar aparelhos eletrônicos como celular ou tablet também podem se transformar em vício. Quando o corpo se adapta a algo e esse uso é interrompido, o organismo pode ter a sensação de estar faltando algo, o que impulsiona o usuário a buscar satisfazer o vício.
Leia também:
Quais são os sintomas da Síndrome de Abstinência?
A Síndrome de Abstinência das drogas pode gerar diversos sintomas. Os mais comuns são:
- Depressão
- Hipersonia
- Fadiga
- Cefaleia
- Irritabilidade
- Dificuldade de concentração
- Inquietude
- Depressão
O tempo médio que um usuário de drogas passa sofrendo com a abstinência, período em que ele está se libertando fisicamente da necessidade de consumir drogas e das substâncias químicas, é de, no máximo, 30 dias, exceto nos casos em que o indivíduo sofre de SAD (Síndrome de Abstinência Demorada.
É importante procurar tratamento médico especializado, a fim de resistir e não voltar a satisfazer o vício. Frequentar grupos de apoio também ajuda a lidar com as complexidades do vício.
Outro aspecto é que a família também precisa de acompanhamento médico para saber como lidar com as dificuldades que se apresentam ao lidar com um dependente químico. Muitos familiares têm comportamentos que acabam por reforçar o vício e se tornam codependentes químicos sem perceber. Para que isso seja evitado, é fundamental o acompanhamento de uma equipe qualificada.
Você sofre ou conhece alguém que tem um quadro de Síndrome de Abstinência, seja ela de álcool, drogas ou algum outro fator? Está em busca de atendimento especializado e de profissionais qualificados? Venha para as Clínicas Villela! Temos a melhor estrutura e profissionais prontos a lhe atender!