Índice
ToggleQuando a família descobre que seu ente querido está usando drogas, é um choque. A verdade é que, apesar de os pais, irmãos e cônjuges já desconfiarem, ter certeza de que a pessoa é usuária desse tipo de substância é extremamente doloroso e desafiador.
Mas infelizmente a situação pode piorar, pois o que começa com o uso ocasional vicia e o indivíduo passa a viver em função da próxima vez em que terá acesso à droga. Em pouco tempo, a dependência se instala. Veja 4 sinais de que um dependente químico precisa de internação.
1- Os estudos e/ou emprego vão mal
Como a prioridade da vida da pessoa é sua próxima dose, todo o resto fica em segundo plano. Com isso, é comum que o indivíduo relaxe nos estudos, chegando atrasado e até faltando às aulas. Nos momentos de abstinência, mesmo que queira se concentrar, não consegue. Assim, ficar reprovado e abandonar a escola ou universidade é uma consequência do vício.
Com o emprego ocorre o mesmo. Muitas vezes, o funcionário vai trabalhar sob efeito de substâncias químicas, rendendo menos ou até causando sérios problemas no ambiente laborativo. Atrasos e faltas também se tornam recorrentes e assim o caminho para o desemprego fica mais curto.
2- Ele não reconhece que não tem controle sobre o vício
Muitos usuários de substâncias químicas acham que podem parar quando quiserem, que podem controlar seus desejos e necessidades. Eles jamais admitem que estão doentes e que precisam de tratamento. Nesse sentido, consideram a internação um exagero, algo para pessoas descontroladas.
Enquanto a pessoa não entender que perdeu o controle sobre a sua vida, ela permanecerá sob o domínio das drogas até que este ciclo seja quebrado.
Leia também:
3- Ele representa um risco para si mesmo e para os outros
Chega um momento em que a pessoa precisa tanto usar drogas que passa a desconsiderar as consequências de seus atos para ter o que deseja. Então, se alguém tenta trancá-la em casa para evitar que use entorpecentes, ela pode se tornar agressiva, sendo um perigo para os que a cercam.
Sob o efeito das drogas, muitos indivíduos sofrem sérios acidentes, como quedas e atropelamentos. Depois de usá-las, é comum que a depressão se instale e o usuário pode estar tão mal que tentar o suicídio parece uma boa solução. Como se vê, quando as coisas chegam a esse ponto, é hora de buscar ajuda.
Se você percebe pelo menos dois desses sinais afetando a vida do seu ente querido, saiba que ele chegou a um ponto em que não conseguirá mais abandonar o vício sozinho. É preciso ajuda especializada e internação por um tempo.
Tomar a decisão de internar involuntariamente alguém que amamos não é simples e nem fácil, mas precisa ser feito para dar a esta pessoa a chance de reconstruir a vida dela enquanto isso ainda é possível.
Na Clínica Villela, você tem acesso a uma equipe especializada que poderá apoiar você e sua família nesse momento difícil. Venha conversar conosco!