Índice
ToggleA dependência química é um grande problema de saúde pública atual. Muitas clínicas de recuperação lidam com dependentes de ambos os sexos do mesmo jeito.
Contudo, as Clínicas Villela sabem a importância de um tratamento específico para mulheres.
Ao proporcionar métodos e locais exclusivos para o sexo feminino, as chances de a recuperação ser mais rápida e eficaz aumentam bastante. É essencial entender as diferenças tanto biológicas quanto sociais na hora de iniciar o tratamento feminino.
Como o gênero afeta na hora de lidar com a dependência química?
Segundo especialistas, na dependência química, homens e mulheres possuem comportamento e motivações diferentes.
Em sua grande maioria, as mulheres entram no mundo das drogas por influência dos companheiros, já os homens o fazem por influência de amigos.
Se falarmos da dependência de álcool, é interessante notar que, por serem mais oprimidas e julgadas socialmente, as mulheres bebem às escondidas, normalmente em suas próprias casas.
Por outro lado, os homens fazem isso em público, seja no bar ou na rua.
Leia também:
O que costuma causar a dependência nas mulheres?
Normalmente a dependência química feminina ocorre devido a acontecimentos específicos, como a morte de um ente próximo ou uma separação. Com os homens, a dependência não aparenta nenhum motivo em especial.
Para as mulheres, a introdução às drogas mais pesadas se dá pela depressão, solidão, pressão social ou alguma patologia específica.
É possível notar também que quando uma mulher busca ajuda em uma clínica de recuperação, ela não quer apenas um tratamento que a auxilie a se livrar das drogas, mas também um que a ampare nas questões emocionais.
Como a fisiologia afeta na dependência feminina?
As mulheres costumam ser mais vulneráveis aos vícios por culpa de suas diferenças fisiológicas.
Por exemplo, no caso do vício em álcool: existe mais gordura corpórea no corpo feminino proporcional à água, assim como taxas menores da enzima que auxilia o organismo a metabolizar a substância consumida, o que permite que as mulheres absorvam 30% a mais do líquido do que os homens.
As Clínicas Villela possuem equipes prontas e capacitadas para receber e cuidar de todas as dependentes químicas ou alcoólicas, respeitando sempre as características pessoais de cada uma, assim como sua história de vida e seu passado.
Ao serem tratadas em um ambiente mais confortável e adequado às suas necessidades, as moças ficam mais motivadas a melhorarem, assim como as chances de o tratamento funcionar também aumentam.