Meu marido bebe todos os dias como posso ajudá-lo?

De acordo com as estatísticas, os homens representam a maioria das pessoas que têm problemas de alcoolismo, fazendo com que muitas mulheres tenham que lidar com isso em seus relacionamentos.

Além de ser difícil ver o marido bêbado, este vício acaba desgastando a relação, é um péssimo exemplo para os filhos do casal e representa uma ameaça para a própria integridade física da mulher, vulnerável a episódios de violência doméstica.

A dependência química não se resume apenas ao usuário, mas a todos que estão a sua volta. Por isso, é importante que a esposa saiba qual papel desempenhar para lidar com o alcoolismo. Confira como fazer isso!

Como ajudar meu marido alcoólatra?

  • Converse com ele

A maioria dos homens demora para reconhecer que o álcool virou prioridade em sua vida, o que é característico de pessoas dependentes. Por isso, as conversas devem acontecer quando ele estiver sóbrio e é importante não se transformarem em momentos de acusações.

Diga a ele como se sente, como o vício está influenciando na sua relação com a família, como representa um mal exemplo para os filhos e o faz perder momentos importantes de sua vida.

  • Informe-se

Apesar de comum, o alcoolismo está cercado por mitos que mais atrapalham do que ajudam no tratamento desta doença.

Diferentemente do que muitos pensam, o vício não é um traço do caráter da pessoa, mas uma forma que ela encontra de suprir uma necessidade, geralmente emocional.

Por exemplo, ao longo da vida o indivíduo não aprendeu a lidar com os seus sentimentos e não consegue desabafar com outras pessoas, como a própria esposa. Ele passou sua criação escutando que homens não choram e vendo seu pai afogar as mágoas na bebida alcoólica. Provavelmente, ao crescer, fará o mesmo.

  • Procure uma clínica de recuperação

É difícil e, por vezes, perigoso tentar manter o marido em casa para evitar que ele saia para beber. Além disso, para que ele fique sóbrio, não basta apenas ficar longe da bebida, mas também trabalhar as motivações por trás desse vício.

Por esta razão, os médicos geralmente recomendam a internação em uma clínica de recuperação, já que nela o usuário estará cercado de uma equipe que poderá ajudá-lo a lidar com os sintomas da abstinência, trabalhando as suas questões emocionais.

A maioria das clínicas dispõe de pelo menos dois tipos de internação: a voluntária e a involuntária. Na primeira, o paciente está de acordo com sua internação e vai de forma espontânea para o espaço e, na segunda, a esposa, assim como outros entes queridos têm o poder de interná-lo mesmo contra sua própria vontade.

Lembre-se: quem ajuda também precisa de ajuda!

Toda a situação de dependência deixa marcas psicológicas na família do indivíduo. Por isso, não deixe de procurar serviços terapêuticos e grupos de apoio como o Partilha de família, nos Alcóolatras Anônimos.  Apenas estando bem é que você consegue ajudar os outros.

Tem mais dúvidas sobre este processo? Entre em contato com a Clínica Villela e nossa equipe poderá esclarecer suas dúvidas.

Conheça também as cidades onde atendemos:

Conheça também nossos tratamentos:

Conheça todos os tratamentos e clinicas de recuperação em nosso site: clinicasvillela.com.br

Compartilhe essa informação

Cidades Atendidas

Atendimento 24h

Não deixe para a última hora. Entre em contato agora mesmo e ficaremos felizes em esclarecer suas dúvidas.