O que acontece com quem cheira pó cocaína?

A cocaína é uma substância originada da folha da coca e age estimulando o sistema nervoso central, causando uma série de efeitos físicos e psíquicos, entre eles:

• Tremores
  • Aumento da frequência cardíaca e respiratória
  • Dilatação das pupilas
  • Insônia
  • Ansiedade
  • Agressividade
  • Delírios
  • Sensação de poder

O problema do uso constante da substância é que ela traz uma série de efeitos negativos para o corpo humano. Quer saber quais são? Siga lendo!

Problemas causados pelo uso da cocaína

O uso da cocaína pode trazer uma série de problemas não apenas para a saúde do corpo, mas também da mente. Conheça alguns deles:

• Destruição do septo nasal – quem costuma cheirar o pó da cocaína, pode sofrer com a destruição do septo nasal, a parede que separa o nariz em duas cavidades, o que pode facilitar o aparecimento de infecções diversas na área, muitas delas de difícil tratamento.
  • Perda de memória – o ato de se lembrar de algo só e possível devido às conexões feitas pelas células do cérebro, chamadas de neurônios. O problema é que o uso recorrente da cocaína destrói essas células, causando não apenas problemas de memória, mas também dificuldades de concentração.
  • Silicose – é uma doença no pulmão causada pela inalação de um pó chamado sílica. É comum que os traficantes, a fim de maximizar os lucros, acrescentem outras substâncias à cocaína. Algumas das mais comuns são pó de giz, talco, bicarbonato e pó de mármore. No caso deste último componente, a sílica está presente, podendo ocasionar graves lesões ao pulmão.
  • Hepatite – é um tipo de infecção no fígado que pode ser transmitida através do uso de seringas contaminadas. É comum que usuários de cocaína que a injetam em si compartilhem seringas e assim se contaminem com esta e outras doenças sérias, como a AIDS, por exemplo.
  • Transtornos de humor – a depressão e o transtorno bipolar são os mais comuns. Esses problemas são, muitas vezes, incapacitantes e requerem tratamento médico com um psiquiatra, além do uso de medicação.

Como se pode perceber, são muitos os problemas de saúde que o usuário de cocaína pode desenvolver e alguns deles podem não ter cura. Exatamente por isso, quando um paciente é internado em uma clínica de recuperação, ele costuma passar por uma avaliação médica e psicológica rigorosa, a fim de detectar essas doenças e começar a tratá-las.

Na Clínica Vilela, temos uma equipe comprometida com o bem-estar de cada paciente, buscando lhe oferecer as melhores condições de tratamento para que ele não apenas se livre do vício, mas também possa ficar saudável física e mentalmente a fim de se reinserir na sociedade. Venha conversar com nossa equipe!