Qual a relação entre depressão e o uso de drogas?

Não é raro ver dependentes químicos com depressão. Isso porque entre essas duas doenças há uma relação bilateral, pois, tanto a dependência química pode desencadear um quadro depressivo quanto a depressão, por sua vez, tem o potencial de provocar o uso em excesso dessas substâncias.

Para que você possa entender melhor o vínculo entre esses dois fatores, nós escrevemos este artigo. Leia até o final!

Depressão e uso de drogas

A depressão, considerada por muitos profissionais da saúde como a principal doença do século, é uma das disfunções mentais que mais tem acometido os jovens adultos.

No entanto, além da tristeza, ela também pode ocasionar, entre outros sintomas, irritabilidade, alteração do sono e do apetite e diminuição da autoestima e do prazer da realização das atividades cotidianas.

Dessa forma, o uso de drogas pode inicialmente trazer a sensação de alívio para o mal-estar causado pela depressão, mas o consumo contínuo dessas substâncias, ocasiona o efeito reverso, ou seja, intensifica os sintomas ao longo do tempo.

Assim, o paciente que se encontra nessa condição tende a aumentar o consumo de drogas na tentativa de encontrar uma saída temporária para a dor que sente, como acontecia nas primeiras vezes que usou a droga.

Uso de drogas ocasionando a depressão

É comprovado que a depressão acomete de forma mais recorrente os usuários de drogas, quando se compara a ocorrência da doença em pessoas que não as usam.

Isso ocorre devido ao fato de que as substâncias químicas causam alterações no sistema nervoso central, podendo desencadear doenças psiquiátricas ou acelerar o aparecimento delas em pessoas com predisposição genética.

Ademais, além das alterações internas no indivíduo, o uso abusivo de drogas também pode causar problemas relacionais entre o usuário e seus familiares, assim como desestabilizar suas relações afetivas, fatores que podem levar alguém a ficar deprimido.

Também é sabido que há uma dificuldade maior por parte dos dependentes químicos para lidar com suas próprias emoções. Por isso, o tratamento passa por aprender a lidar com elas sem a necessidade do uso de drogas.

O que se vê é o que popularmente se conhece como bola de neve, em que mutuamente o uso de drogas intensifica a depressão e a depressão intensifica o uso dessas substâncias, a ponto de chegar-se a um momento em que não se pode saber o que é a causa e o que é a consequência.

Apesar da gravidade da relação entre esses dois problemas, saiba que o tratamento para pessoas que se encontram nessa situação é possível. A intervenção de profissionais especializados e uma estrutura favorável são essenciais para a recuperação de pessoas que se encontram nessas condições.

Caso você esteja procurando ajuda especializada, entre em contato ainda hoje com a Clínica Villela, que há anos trabalha recuperando dependentes químicos e com certeza será sua maior aliada nessa batalha!