Índice
ToggleExiste uma confusão acerca do termo ‘’usuário de droga’’ e do termo dependente químico.
Mesmo o número de pessoas que fazem uso de substâncias consideradas ilegais aumentando todos os anos, essa diferença nos explica bastante coisa e auxilia para um melhor entendimento de todo panorama de drogas.
Sendo assim, se você tem um parente ou amigo e não sabe se ele é dependente químico e precisa de ajuda especializada, chegou ao artigo certo.
O intuito é o de fazer essa separação entre os conceitos para todos aqueles que possuem dúvidas.
Confira o que preparamos para você em nosso artigo de hoje.
Usuário de droga: Qual a definição?
Vamos começar pensando de onde vem a primeira experiência do uso de drogas.
Leia também:
Segundo pesquisas, a maioria das pessoas fazem o primeiro uso por pressão social, os amigos insistem, falam que é algo legal e a pessoa faz para não se sentir excluído dentro do grupo de amigos, por exemplo.
A curiosidade é outro fator bastante citado, muitas pessoas acabam utilizando drogas para saber como é, como vão se sentir, quais novas sensações e outros.
Além disso, existem fatores como a necessidade de criar uma nova realidade, algo que pode estar associado com doenças psicológicas previamente presentes na vida desse indivíduo.
Depois da primeira experiência, se a mesma corresponder as expectativas, é comum que essa pessoa procure outras vezes e quando tiver oportunidade, como em festas, etc.
Porém, não é algo diário e por isso não acaba afetando nenhuma área da sua vida, tanto pessoal como profissional, os comportamentos da pessoa continuam o mesmo e a família / amigos nem sabem que de vez em quando aquela pessoa faz tal uso.
Dependente químico: Qual a definição?
Já a definição de dependente químico é diferente, estamos falando de uma pessoa que tem a droga dentro de sua rotina, fazendo uso diariamente (e possivelmente mais de uma vez por dia).
Essa pessoa passa a ter sua vida pessoal e profissional atingida, visto que não tem domínio sobre suas vontades e seus comportamentos passam a ficar alterados.
Dependente químico x usuário de drogas
Agora que conversamos sobre a definição de dependente químico e usuário de droga fica fácil entende a diferença.
Como mencionado, o usuário faz uso das substâncias quando há oportunidades, não afetando sua rotina e suas relações.
Já o dependente químico, como o nome nos remete, se sente dependente, não conseguindo ter controle, o que acaba afetando todas as áreas de sua vida.
A maior diferença está no controle que ambos conseguem ter em relação a droga.
Por que esses dois termos geralmente são confundidos?
As pessoas confundem o dependente químico e o usuário de droga porque acham que ao ingerir qualquer substância ilícita o vício acontece, mas isso não é verdade.
Nem todas as pessoas que fazem uso de drogas são viciadas, de acordo com especialistas o vício envolve uma série de questões, entre elas:
– Fatores genéticos;
– Aumento de forma progressiva das doses;
– Uso frequente;
– Consumo de bebidas alcoólicas.
Dependente químico: Tratamento
Quando o usuário passa a ser um dependente químico o tratamento é urgente.
As consequências físicas e psicológicas podem levar a séries consequências, a família e os amigos se sentem perdidos, sem saber o que fazer e como ajudar de forma efetiva.
Por mais que as pessoas próximas queiram ajudar, somente locais especializados podem realizar todo o trabalho, visto que é necessário uma equipe médica e multiprofissional.
A família e os amigos são importantes para dar apoio, incentivar a pessoa a continuar o tratamento e até mesmo fazer a escolha do local.
No Clínicas Villela, você terá acesso a uma clínica de referência em dependência química, com toda infraestrutura e profissionalismo necessário nessa fase tão difícil.