Índice
Toggle
As festas de final de ano estão chegando e mesmo com a pandemia há o perigo do consumo exagerado de álcool, que pode levar a desentendimentos, brigas e acidentes. O alcoolismo é uma doença crônica séria e é importante buscar formas de lidar com este problema o mais rápido possível.
Pensando nisso, vamos falar sobre sete atitudes que ajudam a enfrentar a dependência desta substância. Confira!
1 – Reconhecer o vício
Admitir que é dependente químico é o primeiro passo. A maioria das pessoas se recusa por um longo tempo a acreditar que o álcool tomou conta de sua vida, o que dificulta o tratamento: afinal, como combater algo que não existe para a pessoa?
Leia também:
2 – Aceitar ajuda
A maioria dos casos efetivos de tratamento da dependência química são possíveis quando o usuário recebe apoio de sua família e amigos. Em um momento de vulnerabilidade, estas pessoas podem ajudá-lo a não ter recaídas e a encontrar meios saudáveis de lidar com este problema.
3 – Buscar tratamento adequado
Procure profissionais especializados na reabilitação de alcoólatras, já que não há uma fórmula única para se livrar do vício. Há pacientes que tomam medicamentos no início do tratamento, outros diminuem a ingestão de álcool de forma gradativa e outros param imediatamente.
É importante que esta equipe – que é interdisciplinar e dá conta da saúde física e mental do paciente – entenda o seu caso e construa um plano de recuperação baseado em suas necessidades.
4 – Fazer terapia
O alcoolismo não acontece do nada e é preciso identificar e trabalhar o que levou a pessoa a buscar nesta substância uma solução para lidar com os problemas. Esse processo deve ser feito com um psicoterapeuta que ajudará a trabalhar questões como histórico de alcoolismo na família, medos, traumas e transtornos diversos.
As pessoas e os problemas continuarão a existir, mas o paciente deve saber contorná-los de uma forma não destrutiva.
5 – Dedicar-se ao que gosta
A retomada do controle da vida pessoal também passa por sonhar e planejar o que se quer fazer no futuro. Ter ao seu lado terapeutas ocupacionais, frequentar oficinas, workshops e realizar cursos que sempre teve vontade de fazer são maneiras de se autoconhecer e enxergar que é possível ter uma segunda chance.
6 – Evitar pessoas e lugares errados
Neste processo de recuperação, é importante manter-se longe de bares e de pessoas e situações que te incentivam a beber. Procure manter ao seu lado pessoas que torcem por você e querem te ver bem!
7 – Construir redes de apoio
A luta contra o vício é permanente e frequentar grupos de apoio, como os alcóolatras anônimos é muito importante. Caminhando com outras pessoas que viveram na pele as consequências do álcool e que sabem o quão complexo é resistir à recaídas, é possível ficar limpo por mais 24 horas!
Estas 7 dicas, assim como muitas outras, podem ser obtidas na Clínica Villela. Temos unidades pensadas para atender cada perfil de dependente, com infraestrutura e equipe que vai ajudar você a vencer o vício do alcoolismo. Que tal conhecê-las? Fale conosco agora!